Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Floresta Portuguesa

A Floresta Portuguesa ou simplesmente silva lusitana como é designada em latim é actualmente constituida maioritáriamente em termos geográficos pelos carvalhos.
Sendo estás as principais espécies de carvalhos:
- O carvalho-alvarinho (Quercus robur) no Noroeste, ao longo da faixa litoral Minho-Leiria, onde a temperatura é amena e a humidade elevada; - O carvalho-negral (Quercus pyrenaica), juntamente com o castanheiro (Castanea sativa) na Beira Interior e Trás-os-Montes.
- O carvalho-português (Quercus faginea) é dominante no litoral centro, o carrasco (Quercus coccifera) aparece mais frequentemente nas serranias calcárias
- O sobreiro (Quercus suber) é uma espécie dominante no litoral sul. - A azinheira (Quercus ilex) é mais frequente no interior do país.
- O carvalho-de-monchique só existe na serra de Monchique.

Constituição da Floresta Portuguesa

Floresta de EucaliptosO Eucalipto foi uma espécie introduzida pelo Homem em Portugal devido ao seu rápido crescimento, produzindo consequentemente mais lucro, sendo favoravel aos intereses economicos do país.

Floresta de Pinheiros BravosOs pinheiros-bravos, apesar de serem uma espécie nativa no nosso país, são plantados em excesso (são árvores de crescimento rápido), substituindo outras espécies nativas. Enquanto espécie pioneira da sucessão ecológica, pode ser utilizada na recuperação de solos pobres ou degradados, criando as condições necessárias para as espécies de maiores exigências.

Sem comentários:

Enviar um comentário